Ícone do site

Tratamentos para retardar a ejaculação: saiba o mais adequado para você

retardar a ejaculação

Você tem o desejo de retardar a sua ejaculação precoce? Saiba que não está sozinho. Mais de 30% da população masculina tem esse desejo devido a ejaculação precoce

Esse problema pode se manifestar ainda na adolescência por diversos fatores. No presente texto você saberá mais como você poderá tratar essa disfunção. 

Na fase juvenil, ou seja, na adolescência a ejaculação precoce se manifesta por falta de experiência, medo de ter um mau desempenho ou até inibição perto da parceira. 

Tais fatores podem desenvolver um estado de ansiedade alto que leva ao rapaz ejacular antes da hora. 

Com o passar do tempo, esse problema tende a desaparecer da rotina natural de um homem adulto. Porém, em alguns casos esse transtorno ainda está muito presente na vida sexual adulta e pode levar inclusive à disfunção erétil. 

Tendo como causa o mesmo fator: Ansiedade.

Ansiedade na hora H

É indiscutível que homens ansioso tem mais probabilidade de ter ejaculação precoce  e a falta do controle acaba sendo fonte de frustração e insatisfação da parceira. 

Existem diversos caminhos para que esse distúrbio seja revertido. Entre eles a psicoterapia para tratar a raiz do problema. 

O resultado do tratamento poderá funcionar melhor se o homem puder contar com a presença da parceira para que o ajude e o compreenda. 

Como funciona a ejaculação? 

A ejaculação é a manifestação máxima da excitação masculina. Perante um estímulo sexual, aparecem modificações no órgão sexual masculino, pois os corpos cavernosos recebem um bom fluxo sanguíneo em grande quantidade. 

Essas estruturas atuam como uma esponja com inúmeros orifícios cobertos por fina camada de músculos que se distendem. A compressão que o sangue exerce sobre as paredes do tecido que reveste a superfície externa dos corpos cavernosos impede sua saída pelas veias e faz com que ocorra a ereção.

Por isso, a excitação pode levar à ereção e ao orgasmo. São dois eventos distintos que acontecem em diferentes pontos do cérebro. Dessa forma, é possível que ocorra a ereção sem ejaculação, ejaculação sem ereção e orgasmo sem que aconteça a ejaculação.

O que causa a ejaculação precoce? 

Na maioria dos casos a ejaculação precoce é resultado de da ansiedade em excesso. O que faz com que o homem ejacule é a produção da adrenalina, um hormônio que é produzido quando a pessoa está em uma situação de estresse. Essa produção se inicia no período de excitação e é intensificada até o sujeito chegar ao fim da relação sexual. 

Se o homem estiver ansioso e quer impressionar a parceira, por exemplo, o nível de adrenalina se elevará desde o início do ato sexual e ele ejacula mais depressa. 

Em todo caso de ansiedade acontece a ejaculação precoce? 

Não. Muitos homens ansiosos não possuem a ejaculação precoce porque conseguem controlar a ansiedade justamente durante a relação sexual. Mas a maioria dos homens que apresentam essa disfunção são ansiosos. 

Grande parte dos homens que possuem ejaculação precoce se queixam de não conseguirem satisfazer por completo a parceira. 

Com o passar do tempo e com as consecutivas ejaculações precoces que o homem tem, mais ansioso ele irá para a próxima relação que ele tiver. Isso Aumenta ainda mais o nível de adrenalina no organismo e ele ejacular a cada vez mais rápido. 

Em muitos homens a ansiedade é tão grande que eles acabam desenvolvendo um tipo de disfunção erétil. 

A ejaculação precoce na fase adulta 

No começo das atividades sexuais, todo homem tem uma ejaculação mais rápida porque está mais ansioso e ainda não conseguiu adquirir o controle que é necessário. 

Depois que ficam mais experientes essa dificuldade é superada. Em certos casos, ela pode não desaparecer na vida adulta. 

Outro motivo para o acontecimento tardio da disfunção é a ejaculação precoce secundária, que é manifestada em indivíduos com um tempo de ejaculação normal, mas que, por algum fator externo estão mais ansiosos. 

O uso da camisinha influencia no tempo da ejaculação? 

O preservativo por si só não prejudica. Depende do homem. Alguns acham que quando usam o preservativo, conseguem ter um controle maior sobre a sua ejaculação. Mas há quem diga que ejacula mais rápido com a camisinha porque ao colocar o preservativo a ansiedade aumenta.

A sensibilidade não se diminui tanto com o uso da camisinha, visto que hoje existem camisinhas mais finas. 

Tempos atrás, homens com problemas de ejaculação precoce retiravam o prepúcio, aquela camada de pele que cobre a glande, para tentar diminuir a sensibilidade do pênis. Mas isso se mostrou ineficaz para a solução do problema da ejaculação precoce. 

Causas físicas podem levar a ejaculação precoce? 

Há inúmeras causas orgânicas para o acontecimento da ejaculação precoce, como a inflamação do peniana ou da próstata. Mas nenhuma delas foi comprovada pela medicina. 

É possível afirmar que algumas doenças neurológicas podem provocar essa disfunção. Mas ainda não há conhecimento do motivo pelo qual acontece. 

As cirurgias para cortar os nervos do pênis com o objetivo de diminuir a sensibilidade e retardar a ejaculação não se demonstram muito eficazes e eram mais comuns antigamente. 

Uma pesquisa realizada sobre a função sexual dos homens que foram submetidos à amputação da glande por causa de tumores malignos demonstrou que esse tipo de intervenção cirúrgica não afetou em nada na ejaculação precoce já apresentada anteriormente. 

Como é possível retardar a ejaculação? 

Primeiramente é necessário ir ao médico para que ele possa fazer o diagnóstico de ejaculação precoce. Conversando com um especialista, ele levantará o seu histórico.

O tratamento para a ansiedade pode ser realizado de duas formas: com psicoterapia ou o uso de antidepressivos. Sendo a psicoterapia a maneira mais eficaz para que o indivíduo aprenda a controlar a ejaculação.

A terapia pode durar em média de 3 a 4 meses, podendo variar de pessoa para pessoa. Os resultados são satisfatórios para a maior parte dos pacientes que aceitam realizar as sessões.

Nesse tipo de tratamento, os indivíduos começam a treinar primeiramente a relação sexual sem penetração. Eles aprendem a serem tocados e a tocar a parceira, controlando a ansiedade até o momento de realizar a penetração sem ejacular. Por isso é fundamental o diálogo com a parceira.

Para os homens que são relutantes em fazer o tratamento com psicoterapia ou já a realizaram é não tiveram um resultado satisfatório, é recomendado que ele utilizem antidepressivos que apresentam o efeito de retardar a ejaculação, pois aumentam o nível de serotonina no cérebro.

Entretanto, os antidepressivos exigem o uso contínuo porque demonstram efeitos adversos e quando a medicação é suspensa o problema costuma retornar.

Por isso a forma mais indicada para aprender a retardar a ejaculação ainda é o acompanhamento psicoterápico.

Consecutivamente é feito um trabalho de análise para tentar compreender as razões que levaram a um quadro de ansiedade.

A psicoterapia ajuda a resolver o problema de maneira definitiva e envolve também a parceira. Isso ajuda a melhorar o relacionamento que normalmente não costuma ir bem nessas situações.

Veja também o vídeo do estudioso em saúde sexual masculina, Davi Ribeiro, em que ele dá dicas sobre as melhores posições que também podem ajudar a retardar a ejaculação na hora do sexo:

Deixe sua Classificação
[Total: 1 Média: 5]