Descubra porque sexo e dor de cabeça é uma combinação perigosa e o que fazer para tratar o transtorno

Apesar de comprovado que o sexo alivia dores e estresse, existem relatos em que o sexo e dor de cabeça estão relacionados ao orgasmo que provoca fortes tensões encefálicas.

Relativamente raro, algumas pessoas podem, ocasionalmente, experimentar fazer sexo e dor de cabeça simultânea com o ato, ou logo após ou durante a relação sexual.

Conhecida também como cefaleia orgástica, ela atinge cerca de 1% da população mundial e prejudica tanto a saúde quando a sexualidade de homens e mulheres.

Apesar de atingir tanto o homem quanto a mulher, o homem basicamente é o que mais sofre com esse transtorno, uma vez que as mulheres já possuem maior índice de ocorrência de dor de cabeça no dia a dia.

Então, quando sua parceira disser que está com dor de cabeça, é bem provável que ela esteja mesmo. Caso contrário, talvez ela esteja evitando relações sexuais com você, mas isso é tema para outro artigo.

Talvez seja interessante dar uma conferida se seu desempenho sexual nas últimas vezes foi satisfatório suficiente ou se ficou devendo… Fica a dica.

Hoje vamos tratar mais sobre o sexo e dor de cabeça e quais os malefícios que essa relação pode representar.

Fique atento!

Porque o sexo e dor de cabeça representam um transtorno preocupante?

Na maioria dos casos, sexo e dor de cabeça não são clinicamente significativas, embora possam ser causadas por condições médicas graves, como um aneurisma cerebral, em raras situações.

Algumas das causas mais comuns do sexo e dor de cabeça simultânea durante o orgasmo incluem aperto muscular, aumento da frequência cardíaca ou pressão arterial, ou mesmo o uso de alguns medicamentos.

Quaisquer dúvidas ou preocupações sobre o aparecimento de alguma dor de cabeça durante o orgasmo, especialmente se houver algum problema de saúde preexistente, devem ser discutidas com um médico ou outro profissional especializado.

sexo e dor de cabeça

Acredita-se que as causas mais frequentes do aparecimento de uma dor de cabeça durante o orgasmo são a dilatação dos vasos sanguíneos ou as contrações musculares no pescoço durante a atividade sexual.

Os homens parecem ser mais propensos a desenvolver uma dor de cabeça durante o orgasmo do que as mulheres, embora a razão para isso não seja claramente compreendida.

Muitas pessoas irão experimentar o sexo e dor de cabeça durante o orgasmo em algum momento, mas alguns poucos podem confrontar este sintoma doloroso com certa regularidade.

Outras causas e tipos de dor de cabeça orgástica

Infecções do seio ou o uso de certos medicamentos, especialmente pílulas anticoncepcionais, podem contribuir para algumas dores de cabeça que se desenvolvem durante o sexo.

A presença de uma dor de cabeça durante o orgasmo que não esteja associada a qualquer condição médica subjacente é referida como uma dor de cabeça coital benigna.

“Para se diagnosticar a cefaleia orgástica é preciso que a dor de cabeça aconteça na vigência do ato sexual”, afirma o neurologista Pedro Moreira, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia e professor de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. 

A dor associada a este tipo de dor de cabeça geralmente vem rapidamente e é muitas vezes descrita como a pior dor de cabeça já sentida pelo doente.

“Nessa circunstância, o problema pode se manifestar de duas maneiras: a cefaleia pré-orgástica, menos comum, ocorre antes do orgasmo, na fase inicial de excitação ou da relação sexual e vai aumentando progressivamente na medida em que o indivíduo vai se excitando. A intensidade é tão grande que muitas vezes é preciso interromper o orgasmo”, explica Moreira.

Devido às mudanças na frequência cardíaca e na pressão arterial durante o sexo, pessoas que correm certos riscos de saúde podem ter uma hemorragia cerebral devido à ruptura de um aneurisma ou a um derrame.

 “Já a cefaleia orgástica, mais comum, acontece na vigência do orgasmo, ou seja, no clímax sexual. É uma dor de caráter explosivo, bem mais incapacitante, que afeta toda a cabeça ou só a nuca”, diz Abouch Krymchantowski, membro da American Headache Society e da International Headache Society.

Segundo ele, os pacientes relatam que, quando atingem o orgasmo, a cefaleia costuma durar até 48 horas, mas, se o interrompem, a dor pode desaparecer em até uma hora.

Como os médicos tratam o sexo e dor de cabeça quando comprovado os perigos à saúde

Se essas dores de cabeça persistirem, o médico poderá recomendar que se evite ter relações sexuais por umas duas semanas, após certificar-se de que não há sérias implicações médicas presentes.

Em alguns casos até se recomenda tomar um remédio leve para a dor como o Paracetamol, apenas para aliviar o desconforto.

Em alguns casos, as dores de cabeça podem continuar, mesmo depois de o indivíduo abster-se temporariamente de sexo.

Quando isso ocorre, medicamentos de prescrição podem ser úteis na prevenção de uma dor de cabeça reincidente.

Técnicas de relaxamento como ioga, meditação ou respiração profunda também podem ser benéficas na prevenção da dor de cabeça associada à atividade sexual.

Essa dor na cabeça que ocorre de repente e é debilitante, deve ser tratada como uma emergência médica.

Uma série de exames de diagnóstico provavelmente será realizada, na tentativa de descobrir a real causa da dor de cabeça no orgasmo e descartar tais complicações sérias.

Uma vez que o sangramento cerebral seja diagnosticado ou caso nenhum sangramento seja encontrado, o médico e o paciente podem discutir opções de tratamento adequadas para cada situação individual.

Porque tratar a dor de cabeça no orgasmo?

Ela pode durar até 48h após o coito, além de representar um desconforto absurdo, ela pode ser indício de doenças mais graves, como dissemos acima.

Tratar a dor assim que identificada garante, sempre, que as possibilidades de 100% de cura sejam mais alcançáveis.

Fique atento, não deixe sua saúde pra depois!

sexo e dor de cabeça

Já Deixou O Seu Comentário?

A Sua Opinião É Fundamental, Participe!

Comments are closed here.

tenha controle da sua ejaculação

dure 15 minutos a mais na cama esta noite!

cadastre-se e receba gratis

Leia tambem:

polução

5 formas saudáveis e simples de evitar a polução noturna e contribuir para o controle da ejaculação

camisinha retardante

Camisinha retardante: Funciona mesmo ou é só mais um item de Sex Shop?

gemido de mulher

Gemido de mulher: saiba o verdadeiro significado e como ele instiga o prazer masculino