Controle a ejaculação e fortaleça as ereções com os exercícios para o músculo pubococcígeo

músculo pubococcígeo

O sistema muscular do corpo humano possui cerca de 650 músculos que se movimentam para diversos fins. Um deles é o chamado músculo pubococcígeo, também chamado de músculo PC. Ele atua na região sexual do corpo realizando os movimentos de contração e relaxamento necessários para a ereção e a ejaculação, por exemplo, no caso do homem.

É importante conhecer sobre esse músculo pois ao exercitá-lo o homem consegue benefícios como o controle da ejaculação e a melhora da qualidade e duração das ereções.

Então nos tópicos a seguir você irá entender o que é o músculo pubococcígeo (o músculo PC ou apenas mpc), como identificá-lo, como exercitá-lo e os benefícios de se fortalecer esse músculo.

O que é o músculo pubococcígeo?

O músculo pubococcígeo ou músculo PC é um tecido muscular que existe tanto em homens quanto em mulheres. Ele está entre o cóccix e o osso púbico e serve para apoiar os órgãos pélvicos e promover sua movimentação.

Em 1940 o médico Arnold Kegel criou uma série de exercícios que visavam fortalecer o músculo PC. O objetivo era ajudar pessoas com problemas de incontinência urinária e ejaculação precoce. Esses exercícios passaram a se chamar Exercícios Kegel ou Exercícios de Kegel  e são até hoje uma técnica consagrada para auxiliar no controle da ejaculação.

Qual a importância do mpc para o homem?

O músculo PC é responsável por diversas áreas do corpo masculino, como a continência urinária, a ereção e a ejaculação. Ou seja, quando ele está fraco você pode desenvolver incontinência urinária, disfunção erétil e ejaculação rápida.

Por outro lado, com o seu tecido muscular forte e bem treinado, você terá mais força nas suas ereções e por muito mais tempo. Além disso, o fortalecimento da musculatura pélvica já se mostrou uma das bases essenciais para ter o controle da ejaculação.

E por que controlar a ejaculação?

Somente com o controle da ejaculação o homem consegue prolongar o sexo com a sua parceira e garantir a satisfação sexual feminina. Isso porque as mulheres demoram em média 15 minutos para chegar ao orgasmo quando bem estimulada. Mas infelizmente grande parte dos homens não consegue manter a relação sexual tempo suficiente para isso.

Assim, o homem se sente frustrado por não conseguir saciar a mulher e passa a ter a autoestima baixa, o que ocasiona novas situações traumáticas. A insatisfação feminina fica estampada no rosto da parceira e na maneira como ela rejeita o contato íntimo por também estar decepcionada com a prática.

Por isso, adquirir a capacidade de autocontrole repercute de forma significativa na melhora da qualidade do sexo e do próprio relacionamento. Controlar a ejaculação significa prolongar o sexo, garantir o prazer feminino e a realização pessoal masculina. Assim, ambos ganham com a euforia e energia que o sexo satisfatório traz para a relação do casal.

Mas atenção

Os exercícios do músculo PC são muito poderosos para identificar e fortalecer a musculatura pélvica, porém não podem levar ao controle da sua ejaculação por si só.

Um artigo publicado sobre a relação entre o fortalecimento da musculatura pélvica e o tratamento da ejaculação precoce mostrou resultados parciais. Ou seja, alguns pacientes tiveram ótima melhora do tempo de latência intravaginal, enquanto outros desistiram por não sentir diferença.

Por isso constatou-se a necessidade de se trabalhar de forma integrada não apenas o fator físico, mas também aspectos psicoemocionais e técnicas respiratórias, por exemplo, dentre outras. Pois as causas da ejaculação precoce são diversas e todas devem ser tratadas.

Portanto, é necessário trabalhar também outros tipos de exercícios em conjunto com o mpc para que você desenvolva o controle absoluto da sua ejaculação.

Esse tipo de integração foi desenvolvida por Davi Ribeiro, criador do Programa CAE4S – Controle da Ejaculação em 4 Semanas. O curso é pioneiro no tratamento 100% natural e online para a ejaculação precoce e já totaliza mais de 30 mil homens transformados.

Para conhecer mais sobre o treinamento CAE4S basta clicar aqui ou no abaixo e assistir à série de vídeos gratuitos de apresentação do curso.

músculo pubococcígeo

Como localizar o músculo PC?

Antes de exercitar o músculo pubococcígeo é necessário primeiro conseguir localizá-lo. Ou seja, além de saber onde ele fica, ter consciência sensorial da sua localização, senti-lo e movimentá-lo de forma autônoma. A partir daí será possível executar os exercícios para ejaculação precoce.

E o objetivo ao aprender como identificá-lo e exercitá-lo será desenvolver controle autônomo sobre ele. Isso o ajudará a controlar a ejaculação e potencializar as ereções.

1ª Maneira de localizar o músculo pubococcígeo

A primeira forma é localizar fisicamente. O músculo PC (mpc) fica localizado entre os testículos e o ânus, na região também chamada de assoalho pélvico ou, ainda, musculatura pélvica. Quando contraído ele fecha a passagem da urina.

Além disso, durante a relação sexual ele se contrai para facilitar a expulsão do esperma. E então, já durante a ejaculação os músculos pélvicos se contraem involuntariamente com vários espasmos.

Para sentir essa região basta colocar dois dedos atrás dos testículos, sem pressionar.

Depois imagine que você está urinando e faça o esforço necessário para isso. O tecido que se tornar tenso sobre seus dedos é o músculo PC.

Após identificar a localização física do músculo PC em seu corpo você precisa aprender a acionar a sua contração de forma consciente. Então você não precisará mais usar o seu dedo sobre o músculo PC, apenas nessa identificação inicial.

2ª Maneira de localizar o músculo pubococcígeo

Agora você irá contrair o seu músculo PC de forma consciente. Para isso, fique de pé agora e tente movimentar o seu pênis sem tocar nele enquanto contrai o músculo PC.

Basta executar o movimento de contração como se estivesse tentando expulsar a última gota de urina. Se fizer corretamente irá observar que seus testículos sobem. Dessa forma você estará identificando o músculo PC.

É comum no começo também contrair o músculo anal, o que pode ser um pouco incômodo, mas com a prática você vai contrair apenas o músculo pubococcígeo.

3ª Maneira de localizar o músculo pubococcígeo

Para identificar dessa terceira forma é necessário estimular o pênis para promover uma ereção.

Com o membro ereto faça a contração e observe que o seu pênis vai na direção do seu abdômem e parece mover consigo a região logo abaixo do testículo (a sensação é de ‘puxar’). Essa região é o músculo PC, então essa é mais uma maneira de localizá-lo conscientemente.

Repita por várias vezes esse exercício até sentir que consegue identificar o músculo PC contraindo de forma consciente sempre que você desejar.

4ª Maneira de localizar o músculo pubococcígeo

Essa quarta maneira deve ser utilizada quando você for urinar. Urine normalmente por um tempo e depois corte o fluxo antes de acabar. Segure por alguns segundos e libere novamente, repetindo a interrupção do jato de urina algumas vezes, mas sem usar as mãos.

Você irá sentir um músculo se contrair internamente, e é exatamente esse o músculo PC.

Esse músculo atua na liberação e interrupção da micção urinária, por isso é que ao fazer isso você estará identificando o mpc.

Porém essa interrupção da urina não precisa (e nem deve) ser realizada como forma de exercício, é apenas para a identificação inicial do músculo. E após identificá-lo e ter consciência dele será possível realizar uma série de exercícios de forma autônoma.

Como exercitar o músculo PC

O músculo PC funciona como qualquer outro músculo do corpo humano. Então, se você exercitá-lo, ele vai se fortalecer e aumentar. Alguns exercícios simples podem ser executados diariamente para tanto. Confira a seguir alguns deles:

1 – Contraia o músculo PC vinte vezes, 2 segundos por vez

Contraia-o por um ou dois segundos por vez, depois solte. Repita três vezes por dia, de três a quatro vezes por semana. Respire normalmente durante o exercício e tente evitar segurar a respiração.

2 – Contraia o músculo PC mais vezes e por mais tempo

Depois de duas semanas, você deve conseguir contraí-lo muito mais facilmente e por maior tempo. Assim como qualquer músculo no corpo, ele responde ao estímulo e se fortalece com a prática. Então tente aumentar a duração da flexão e o número de flexões realizadas.

  • Em vez de segurar a flexão por um ou dois segundos, tente contrair o músculo de cinco a sete segundos.
  • Em vez de fazer vinte repetições, três vezes por dia, tente fazer 50 repetições, três vezes ao dia.

3 – Contraia lentamente e depois com força

Comece a contraí-lo muito lentamente. Leve alguns minutos para chegar ao ponto em que esteja em total compressão. Agora que está comprimindo bem o músculo, comprima um pouco mais forte e segure por 30 segundos, respirando normalmente durante todo o processo. Depois solte o músculo e faça 20 compressões normais do músculo PC. Faça esse exercício no fim da rotina diária de exercícios PC.

4 – Comprima levemente, segure e relaxe aos poucos

Comprima pouco a pouco o seu PC. Comece levemente, mantenha a compressão por um tempinho e depois segure um pouco mais. Por fim, relaxe. Quando você tiver comprimido ao ponto de estar completamente comprimido, não solte o músculo completamente. Faça pouco a pouco até relaxar completamente.

5 – Exercite o músculo PC durante a ereção

Existem diversos exercícios do músculo PC que você pode fazer durante a ereção e a maioria deles envolve o treinamento de resistência. Por exemplo:

  • Coloque uma pequena toalha em cima do pênis ereto e levante-a contraindo o músculo PC. Segure a posição de 2 a 5 segundos, relaxe e repita 30 vezes.
  • Coloque a mão de 2,5 a 5 cm acima do pênis ereto. Pressione o músculo para que seu pênis atinja sua mão. Segure a posição de dois a cinco segundos, relaxe e repita 30 vezes.

6 – Façam exercícios do músculo PC durante o sexo

É bem produtivo fazer exercícios do músculo PC enquanto se está fazendo sexo. Os dois fazem exercícios do músculo PC alternadamente: ele comprime, depois ela comprime e assim por diante. Obviamente, ambos devem estar interessados no exercício e devem saber saber como contrair o músculo PC.

7 – Faça o exercício de ‘bombardeio’ do músculo PC

Este exercício é difícil de realizar pois envolve diferentes forças de compressão e repetições variadas. Então encontre um local onde você se sinta confortável por 10 a 20 minutos. E lembre-se de respirar enquanto se exercita.

  • Faça 50 compressões do músculo PC como aquecimento.
  • Em seguida, comprima seu músculo PC o máximo que puder, segurando por 30 segundos.
  • Comprima por dois segundos, relaxe por dois segundos e assim por diante por 100 vezes sem intervalo.
  • Depois, tente pressionar o seu músculo PC o máximo que puder e manter a compressão por um minuto.
  • Relaxe por dois minutos.
  • Depois, faça 50 repetições de compressões de cinco segundos.

Erros comuns

Há dois erros típicos da prática deste tipo de exercícios:

#Erro 1 – A contração de outro músculo:

Enquanto faz o fortalecimento PC é importante que os músculos do abdômen, coxas e nádegas permaneçam relaxados.

#Erro 2 – Exagerar o número de contrações:

Não exagere nos exercícios! Lembre-se que o músculo pubococcígeo é um músculo como qualquer outro e pode ficar dolorido com o esforço excessivo. Então procure aumentar o número de contrações gradualmente a cada sessão. E se você sentir qualquer dor enquanto está fazendo os exercícios do músculo PC, pare imediatamente.

Dicas importantes

A dica essencial é começar aos poucos. Faça repetidas vezes o exercício de contrair o músculo PC por pouco tempo. E vá aumentando com o passar dos dias o tempo de contração até ficar mais acostumado.

Os exercícios podem ser um pouco difíceis no começo. Pode levar alguns dias ou até semanas, mas não desista. E a vantagem deste exercício é que você pode executá-lo em qualquer lugar, e a qualquer hora. Você pode fazê-lo enquanto você toma banho, imediatamente depois de ir ao banheiro, enquanto assiste TV ou qualquer outra atividade de rotina.

Uma maneira útil para ter disciplina na rotina de exercícios é associá-los a seus hábitos diários como acordar de manhã, no chuveiro, ou antes de dormir.

E para melhorar o efeito sobre a ejaculação precoce, inclua um componente erótico para trabalhar com o seu psicológico também. Então tente se concentrar eroticamente em sua parceira durante os exercícios. Dessa forma, as contrações dos músculos pélvicos vão se assimilar à excitação sexual. E assim o exercício irá se tornar um pouco mais próximo do ato sexual, treinando o seu controle e fortalecendo as ereções.

 

Nos vemos em breve.

 

Um abraço,

 

Equipe ECC.

Já Deixou O Seu Comentário?

A Sua Opinião É Fundamental, Participe!

Leia tambem:

como segurar ejaculação

Com Segurar Ejaculação e acabar definitivamente com a Ejaculação Precoce

como durar mais no sexo

Aprenda como durar mais no sexo em apenas 12 passos

ejaculação retardada

Ejaculação Retardada: Saiba tudo sobre a dificuldade em ejacular

AUMENTE SUA POTÊNCIA
EM APENAS 10 DIAS
COM ESTE EBOOK 100% GRATUITO!