Novembro Azul: Tudo que você precisa saber sobre o câncer de próstata

câncer de próstata

Logo após o Outubro Rosa, mês dedicado especialmente à conscientização da mulher a respeito do combate e prevenção ao câncer de mama, é hora de focar em outro problema sério, só que dessa vez um problema exclusivamente dos homens: o Novembro Azul e o combate ao câncer de próstata.

Você sabia que pelo menos 1 em cada 6 homens desenvolverão câncer de próstata durante a vida? No entanto, 9 a cada 10 casos da doença possui chances elevadas de cura, quando diagnosticados ainda no início.

Essa glândula que é essencial no sistema genital masculino está localizada na parede da frente do reto, logo abaixo da bexiga urinária. Seu tamanho pode variar de acordo com a idade do homem, sendo aproximadamente do tamanho de uma noz em pessoas mais jovens, e às vezes do tamanho de um caroço de abacate ou até maior, em homens mais velhos.

A função principal da próstata é produzir um fluído que atuará na proteção e nutrição dos espermatozoides no sêmen, deixando-o com a aparência mais líquida.

Conheça agora o tratamento 100% natural que já ajudou mais de 14 mil homens a combater e curar a ejaculação precoce!

O que é a próstata?

câncer de próstata

O desenvolvimento da próstata ocorre antes mesmo do nascimento, e aumenta gradativamente durante a puberdade, à medida que os hormônios masculinos são produzidos. O principal hormônio é a testosterona, produzida diretamente nos testículos. Uma enzima chamada de 5-alfa reductase converte a testosterona em um outro hormônio chamado diidrotestosterona (DHT), que se torna o principal na hora de fazer a próstata se desenvolver.

Isso acontece de forma lenta no corpo, mas ela sempre permanecerá praticamente do mesmo tamanho em homens adultos, enquanto o corpo continuar produzindo esses hormônios.A próstata é responsável por produzir esta parte líquida que fica em torno do esperma, conhecida como fluído prostático. Este líquido é rico em enzimas e nutrientes, extremamente importantes para que o esperma seja saudável.

A próstata também é conhecida como o Ponto G do homem, pois é uma região repleta de terminações nervosas. A leitura abaixo pode clarear mais sua mente:

O que é um orgasmo de próstata?

Como funciona o diagnóstico do câncer de próstata?

Existem vários exames que podem ser feitos para diagnosticar esse tipo de câncer. Através de biópsia, tomografia, cintilografia óssea, ressonância, laparoscopia e outros. Mas o mais comum é através do exame de toque (mais rejeitado pelos homens), porém o mais fácil e rápido de diagnosticar.

Em geral, os cuecas deixam de realizar o exame de toque por conta da vergonha e por se sentirem incomodados com o procedimento que envolve a introdução do dedo diretamente no reto. Mas o importante mesmo é conscientizar os homens de que o câncer de próstata é causa de uma grande taxa de mortes, principalmente por homens que ignoram a doença e deixam de realizar o exame.

Quando o homem deve fazer o exame preventivo?

câncer de próstata

O recomendado é que homens entre os 40 e 45 anos façam uma visita ao urologista (especialista do sistema reprodutor) a fim de realizar o exame preventivo. O risco de desenvolver câncer de próstata é maior se houver casos na família .

Caso não haja nenhum tipo de registro antecedente na família, os homens também podem optar em procurar o urologista e realizar o exame preventivo a partir dos 50 anos de idade.

Obs: Não há necessidade de ter medo ou vergonha. O exame de toque dura cerca de 15 segundos. Ou você prefere ficar na dúvida e acabar com um câncer? Previna-se!

Quer saber mais a respeito do câncer de próstata? Confira o vídeo abaixo:

Sintomas do câncer de próstata

A maior parte dos homens que apresentam o quadro de câncer de próstata dificilmente apresentam sintomas consideráveis. Mas é importante ficar de olho em dores na lombar, dor na bacia, problemas de ereção e sangramento na uretra.

Além disso, alguns dos sintomas abaixo também podem estar relacionados ao câncer de próstata:

 – Desconforto ao urinar

 – Aumento da frequência ao urinar durante a noite

 – Jatos urinários mais fracos que o comum

 – Sangramento (já em fase mais avançada do câncer de próstata)

Como funciona o tratamento para o câncer de próstata?

câncer de próstata tratamento

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), deixa bem claro que o tratamento do câncer de próstata é diferente para cada caso.

#1 – Em caso de doença localizada, as opções de tratamento são a cirurgia, radioterapia e, em determinadas situações sob observação constante da equipe médica.

#2 – Já em caso de doença localmente avançada, o mais recomendado é a radioterapia, ou então através da combinação da cirurgia e o tratamento hormonal.

#3 – Se o câncer de próstata já estiver em fase metastática (espalhado para outras partes do corpo) o tratamento mais indicado é através da terapia hormonal.

A escolha do tratamento é de total responsabilidade do paciente. E tudo após uma conversa com um médico de confiança que explicará quais são os riscos e os benefícios de cada tipo de tratamento.

O que fazer para prevenir o câncer de próstata?

Não existem pesquisas que realmente confirmem a eficácia desses tratamentos de prevenção, no entanto, eles são importantes para reduzir os fatores de risco que acarretam o câncer de próstata. Veja os principais:

Dieta: Investir em uma alimentação saudável deve estar no topo da lista de prioridades para os homens que, de alguma forma, querem estar prevenidos contra o câncer de próstata. O importante é reduzir ao máximo a quantidade de gordura consumida e investir nas frutas e vegetais. Os nutrientes reduzem bastante o risco do câncer de próstata se desenvolver.

Exercícios físicos: A prática de exercícios é recomendada em qualquer época da vida e sempre faz muito bem à saúde do corpo e também da mente. Que tal consultar um médico e começar amanhã mesmo uma boa rotina de exercícios? Com mais essa, o câncer de próstata não terá vez!

Controle do peso: Controlar o peso e evitar aquelas gordurinhas em excesso também deve ser prioridade no dia a dia de qualquer homem que queira qualidade de vida. A obesidade está diretamente ligada a diversos outros tipos de câncer, inclusive o câncer de próstata.

Diagnóstico: Como dito anteriormente, se houver casos de câncer de próstata na família, é importante fazer o exame de 6 em 6 meses, a partir dos 40 anos de idade. Pense que, se você manter esse ritmo, as chances de descobrir um tumor logo no estágio inicial aumentarão as chances de cura exponencialmente. Os homens acima dos 50 anos não devem ignorar, de forma alguma o exame preventivo para o câncer de próstata.

Método 100% natural para combater e curar a ejaculação precoce

ejaculação precoce tratamento

O câncer de próstata é uma doença que geralmente aparece apenas depois dos 40 anos, mas a ejaculação precoce é um problema seríssimo e que pode ter início logo no começo da vida sexual de muitos homens.

Gozar rápido demais pode parecer algo estranho, mas só quem sente na pele sabe que os problemas vão bem além disso. Os homens que sofrem com essa disfunção sexual sofrem com baixa autoestima, vergonha das parceiras e, em alguns casos, até mesmo com a depressão.

Se você faz parte deste grupo (cerca de 30% de todos os homens do planeta) saiba que a ejaculação precoce tem cura! A equipe Ejaculando Com Controle desenvolveu um método 100% natural que já ajudou mais de 14 mil homens a combater e controlar a ejaculação precoce.

Quer saber mais sobre ele? Clique aqui ou no banner abaixo!

final-post

Já Deixou O Seu Comentário?

A Sua Opinião É Fundamental, Participe!

Leia tambem:

O que é Balanite: Tudo sobre A inflamação peniana que incomoda milhares de homens e como tratar

higiene intima

Dicas para Você Cuidar da Higiene íntima de forma Rápida e Eficiente

tratamentos para herpes genital

Aprenda Como Lidar com o Herpes em 10 Passos Super Simples

AUMENTE SUA POTÊNCIA
EM APENAS 10 DIAS
COM ESTE EBOOK 100% GRATUITO!