Novembro Azul: Conscientização e Cuidados com a Próstata

Embora, o câncer de mama seja mais incidente que o câncer de próstata, a neoplasia maligna já atinge cerca de 40% da população masculina.

Por causa desse crescimento de casos de homens com a doença, o Novembro Azul foi criado.

Se trata da campanha de maior conscientização contra o câncer, depois do Outubro Rosa, que conscientiza sobre o câncer de próstata.

Antes de qualquer coisa, baixe nosso relatório gratuito.

Realizamos uma pesquisa profunda sobre os problemas da próstata e como se prevenir através de um material muito didático e atualizado.

O que é o Movimento Novembro Azul?

O movimento Novembro Azul (ou Blue November em inglês) foi lançado na Austrália, em 2003.

Primeiramente, ele foi criado como um desmembramento do Dia Mundial da Conscientização do Câncer de Próstata que ocorreu em 17 de Novembro de 2003.

Posteriormente, se tornou um movimento mundial para ampliar os recursos de tratamento e conhecimento sobre o câncer de próstata.

→ Câncer de próstata é um dos mais incidentes entre os homens.
(Ministério da Saúde, 2013)

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.

novembro azul

Além disso, pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho, também estão suscetíveis ao câncer.

Assim como esse tipo de câncer é o segundo maior entre os homens brasileiros – o maior tipo de câncer que acomete a população masculina ainda é o câncer de pele – essa doença também tem grandes proporções mundialmente.

Estatisticamente, ela é a sexta mais comum em todo o mundo e a mais prevalente no sexo masculino, representando 10% de todos os cânceres.

Por causa da evolução da doença e a falta de prevenção, atualmente, recomenda-se que a partir dos 40 anos, os homens já devam passar por exames regulares da próstata.

Ao fazer isso, as chances de detectar essa forma de câncer e curá-lo com sucesso são de 90%, já que essa doença é considerada silenciosa.

Portanto, quando o homem começa a sentir os sintomas é muito provável que a doença já esteja em fase bastante avançada.

→ Em 2016, são esperados 61.200 casos novos de câncer de próstata
(INCA, 2016)

O que é a Próstata?

A próstata é uma glândula do tipo exócrina.

Glândulas exócrinas são responsáveis por eliminar excreções ou liberar fluidos importantes para o funcionamento de outros órgão ou tecidos.

Ela é a glândula de maior importância genital para os homens devido seu papel principal na produção de líquido seminal.

Dessa forma, o líquido produzido na próstata é adicionado aos espermatozoides e ambos formam o sêmen.

Visto isso, é imprescindível que homens a partir dos 50 anos realizem o exame de toque e PSA.

O que é o Exame PSA?

O PSA (em inglês Prostate-Specific Antigens) ou Antígeno Prostático Específico é o principal exame que demonstra a presença de células cancerígenas na próstata.

Ainda que o paciente não tenha manifestado os sintomas, o médico pode solicitar o exame, afinal, a neoplasia maligna é extremamente silenciosa.

Inclusive, pode acontecer de o paciente estar com a doença em estágio avançado e nunca ter sentido nenhum sintoma do câncer de próstata.

 

→ Em todos os estados o câncer de próstata gerou maior mortalidade no grupo de homens com 65 anos ou mais, em 2014.

Como é feito o exame PSA?

Para realizar o exame é preciso consultar um médico urologista que irá solicitar ao laboratório um exame de sangue simples.

O exame coleta moléculas produzidas pela próstata, chamadas antígenos e através deles é possível identificar se o nível de antígenos está regular ou anormal.

Dessa forma, se identificamos produção anormal de antígenos, a existência do câncer é muito alta.

Entretanto, quando diagnosticado com antecedência, existe uma possibilidade de cura de 90% dos casos.

Ainda sobre essa questão de como o exame é feito, o médico pode solicitar a amostra de duas formas:

  • PSA Total, corresponde a quantidade de PSA (antígenos) presente no sangue;
  • PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA (antígenos) que circula solta no sangue.

próstata

Entretanto, no exame PSA também existe a alta incidência de resultados falso-positivo. Por isso os médicos pedem também o exame PHI (Índice de saúde da próstata).

Esse exame complementar usa uma terceira fração do exame PSA para ter mais garantia no diagnóstico e assim reduzir a necessidade de exames invasivos, como a biópsia.

O Exame PSA é o único para diagnóstico do Câncer da Próstata?

Além do exame PSA o paciente também pode ser submetido ao exame de biópsia, mas os médicos geralmente evitam ou mantém a intervenção como última alternativa.

Afinal, a biópsia é um pouco mais invasiva e pode causar maior desconforto a alguns homens.

Como é feita a biópsia da próstata?

A biópsia da próstata consiste na retirada de um pequeno pedaço do tecido do órgão prostático através de uma sonda pela via transretal (ânus-reto).

O paciente se deita de lado, consciente e com anestesia local, para que a sonda de ultrassom possa ser inserida juntamente com uma pequena ponta de coleta.

próstata

Nessa ponta, existe uma pequena agulha acoplada que, após a sonda identificar o nódulo suspeito na próstata e onde será removido o tecido, a agulha fará a ação de coleta da amostra.

Além disso, para otimizar o resultado da biópsia, o médico aproveita para coletar tecido das áreas próximas ao nódulo suspeito e assim comparar o tecido doente com o tecido sadio.

Esse exame pode durar em média 10 minutos e não é necessário internação.

A biópsia da próstata também pode ser feita via transuretral (pela uretra, canal do pênis) ou transperineal (pelo períneo, região entre o ânus e a bolsa escrotal).

No entanto, ambas as vias geralmente só são usadas em casos de maior necessidade, por indeterminação dos demais exames realizados ou por alguma condição específica do paciente.

Motivos para realizar o Exame PSA

Antes de realizar o exame PSA, você deverá passar pelo exame de toque, que é muito rápido e nada invasivo.

Dessa forma, se o médico observar qualquer anormalidade o urologista irá solicitar o exame PSA e pode solicitar também a biópsia, se:

  • Houver relato de presença de sintomas preocupantes;
  • O exame de PSA resultar em níveis aumentados;
  • O toque retal indicar tumoração ou irregularidades da próstata;
  • Uma ultrassonografia detectar um nódulo suspeito.

Sinais de alerta para o Câncer de Próstata:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em iniciar e finalizar o ato urinário;
  • Presença de sangue na urina;
  • Diminuição do jato urinário;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

Ainda segundo dados informados no SIA/SUS, foram registrados, no ano de 2016, 2.580.426 campos de radioterapia e 588.246 procedimentos de quimioterapia e hormonioterapia para o câncer de próstata.

 

Após a coleta de sangue para o exame o médico terá que analisar os níveis de acordo com idade e raça do paciente.

Ele também deve levar em consideração os fatores de risco que apresentamos no início desse artigo.

Abaixo, você pode ver uma tabela comparativa dos valores de níveis de antígenos considerados normais para cada tipo de indivíduo.

próstata

 

O exame de toque é premissa indispensável para análise da saúde da próstata.

No entanto, caso o médico sinta qualquer anormalidade na textura e o exame de sangue apresente resultados indeterminados, uma biópsia é solicitada para confirmar a doença.

Afinal, nem sempre o exame de sangue comprova de maneira certeira o resultado.

Segundo o Dr. Franz Campos, chefe de urologia do Inca, “Existem casos em que o antígeno específico da próstata não se expressa, mesmo em pacientes portadores de câncer de próstata”, enfatiza.

Toda anormalidade na próstata indica câncer?

Não necessariamente. A próstata pode ter anormalidade por causa de outras doenças ou condições.

As principais doenças que atingem a próstata são a hiperplasia prostática benigna, a prostatite e o câncer de próstata.

Hiperplasia Prostática Benigna

Ao contrário do que muitos homens pensam, a Hiperplasia Prostática Benigna (HBP) não é um tipo de câncer de próstata, ela se trata de um aumento do corpo da glândula sem efeitos cancerígenos ao homem.

A próstata cresce naturalmente durante toda a vida do homem e a HBP ocorre devido o excesso de produção do hormônio testosterona, fazendo com que a glândula hipertrofie.

  • Aos 40 anos, 10% dos homens já têm uma próstata aumentada de tamanho;
  • Aos 50 anos, esse número pula para 50%;
  • Após os 80 anos, mais de 80% da população masculina apresenta hiperplasia prostática benigna.

Prostatite

Mais conhecida como inflamação da próstata ou próstata inchada, a prostatite é causada por bactérias.

Elas atacam e se proliferam na saída da bexiga, canais urinários ou no ânus e chegam à próstata através das ínguas ou do sangue.

Geralmente ela é decorrente de uma infecção urinária não tratada adequadamente.

As bactérias, como escherichia coli ou proteus mirabilis, são tratadas com antibiótico indicado pelo urologista.

Câncer de Próstata

O Câncer de próstata, ou carcinoma da próstata, é considerado um dos mais perigosos, porque ele costuma ser bastante silencioso quando inicia, não apresentando quase nenhum sinal evidente.

próstata

É importante detectar a doença antes que ela alcance o estágio de metástases, pois assim, o tratamento pode ser mais efetivo.

Para esse caso, os exames de toque e de PSA servem apenas como pré-diagnósticos para assim solicitar exames mais específicos que irão determinar a real complicação.

Ao lado, representação espacial das taxas brutas de incidência estimadas para 2017 e das taxas brutas de mortalidade em 2014, por 100 mil homens, para câncer de próstata, nas Regiões do Brasil Fonte: INCA1 e DATASUS/SIM

 

→ Rio Grande do Sul e Paraná apresentaram as maiores taxas brutas de mortalidade masculina por câncer de próstata, em 2014.

Como manter a próstata saudável?

Caso seja confirmado o câncer, não se desespere. Alguns tipos de câncer de próstata demoram décadas para progredir (ou nem progridem). 

Nesses casos o médico apenas orienta o paciente a fazer uma “Vigilância Ativa”.

Ou seja, de tempos em tempos medir a progressão para ver se é necessário fazer alguma intervenção.

Seja recorrer a uma quimioterapia, radioterapia ou mesmo uma intervenção cirúrgica.

Em outros casos o mais indicado mesmo é fazer a cirurgia de prostatectomia, a retirada total da próstata para se livrar do problema e não correr o risco de metástase. 

Vou perder a vida sexual com a remoção da próstata?

O que acontece na remoção da próstata é que você perde cerca de 30% do volume do sêmen.

Com isso, você pode se torna infértil, porque o líquido produzido pela próstata é essencial para a proteção dos espermatozoides.

Além disso ela é responsável por regular a produção de outros hormônios

Um outro efeito colateral comum da retirada da próstata é a incontinência urinária.

próstataIsso porque a bexiga fica sem apoio e você pode perder um pouco o controle da micção.

Um bom exercício para evitar esse efeito e fortalecer a região pélvica é o pompoarismo masculino.

E ele é bom pra várias outras coisas também: como ajudar no controle da ejaculação e fortalecer as ereções.

Agora a parte que todos esperam para saber: o que fazer para prevenir o câncer de próstata?

Existem 3 atitudes simples que podem ser tomadas para prevenir o câncer de próstata, e a última para mim é a melhor de todas.

1 – Cuidar da alimentação

Alguns alimentos devem ser reduzidos na sua dieta e outros devem ser incluídos. Então, talvez seja interessante reduzir a carne vermelha. 

O consumo de carne vermelha pode aumentar o risco de câncer de próstata.

De acordo com um estudo que analisou mais de 175.000 homens como parte do Estudo de Dieta e Saúde do Instituto Nacional do Câncer nos EUA. 

Os homens que consumiram mais carne vermelha tiveram um risco 30% maior de câncer, em comparação com aqueles que consumiram menos.

A carne vermelha processada foi associada a um aumento de 10% no risco de câncer de próstata a cada 10 gramas de ingestão aumentada.

Além disso, embutidos como a salsicha, o bacon, a linguiça, alimentos industrializados como biscoitos recheados e lasanha congelada (que têm muita gordura saturada), todos eles também estão associados a chances aumentadas de contrair o câncer de próstata.

Agora, um ingrediente chave para a prevenção do câncer é o licopeno.

Ele está presente no tomate, no mamão, na melancia, na manga, no pimentão vermelho, na cenoura, e na semente de abóbora, por exemplo.

O licopeno tem função antioxidante e combate a degeneração das células que levam ao câncer. 

A forma mais fácil de consumir licopeno é com o tomate. Isso porque sua biodisponibilidade é aumentada durante o cozimento. 

E como o licopeno é lipossolúvel, ou seja, é liberado no meio dos óleos da comida, aquele molho de tomate no macarrão, na lasanha e na pizza é o ideal. 

2 – Praticar hábitos saudáveis

Se exercitar diariamente, eliminar o cigarro, diminuir o consumo de álcool.

Tudo isso é capaz de evitar o câncer de próstata e vários outros tipos de câncer.

Cuidado também com o excesso de carboidratos refinados e de alto índice glicêmico, como a farinha de trigo.

Alimentos como o açúcar refinado também podem ser um verdadeiro veneno para a sua saúde, causando diversos problemas metabólicos e contribuindo para a piora da sua saúde. 

3 – Praticar sexo

Essa dica aqui é a melhor!

Um estudo da European Urology com mais de 30000 homens relacionou a frequência ejaculatória maior com riscos menores de contrair câncer de próstata.

Então, quanto mais sexo, melhor! 

Mas cuide sempre da proteção e use preservativos, porque as DST’s estão relacionadas com um risco aumentado de câncer de próstata. 

Seguindo todas essas dicas, você diminui bastante as chances de contrair um câncer de próstata. 


 

Referências:

 

próstata

Já Deixou O Seu Comentário?

A Sua Opinião É Fundamental, Participe!

Leia tambem:

Como o uso indevido de estimulantes sexuais pode colocar a sua saúde em risco e quais são as alternativas naturais

sexo na terceira idade

Sexo na terceira idade: como resgatar o vigor dos seus vinte e poucos anos

suplementos

A importância dos suplementos naturais para a sua vitalidade

AUMENTE SUA POTÊNCIA
EM APENAS 10 DIAS
COM ESTE EBOOK 100% GRATUITO!