Como os níveis de Testosterona influenciam na saúde masculina

Como os níveis de Testosterona influenciam na saúde masculina
Gostou desse artigo?

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Ela é responsável pelas características masculinas do indivíduo, como aumento da próstata, crescimento de pelos no corpo, engrossamento da voz e aumento da massa óssea e muscular. No artigo de hoje vamos abordar maneiras de como aumentar a testosterona e ter uma vida mais saudável.

Diversas vezes já falamos aqui no blog sobre a importância da testosterona para o homem. Mas nunca abordamos o assunto de uma forma completa. Hoje vamos nos dedicar a falar somente do hormônio, sua importância e os problemas que os baixos níveis de testosterona podem causar no corpo masculino. Veja os tópicos que vamos apresentar:

  • A importância da Testosterona;
  • Problemas relacionados aos baixos níveis de testosterona;
  • Como aumentar a Testosterona;
  • Suplementos para Testosterona;
  • Alternativas Naturais para aumentar a produção de Testosterona.

Então, fique com a gente.

A importância da Testosterona

Como falamos no começo, a testosterona é o principal hormônio masculino. Na verdade, ela também está presente nas mulheres, porém, em níveis bem inferiores. Nos homens, o nível de testosterona é até 10 vezes maior do que nas mulheres.

Nos homens, a testosterona é produzida principalmente nos testículos. Uma quantidade menos também é produzida nas glândulas suprarrenais. Enquanto nas mulheres, a maior parte da produção de testosterona se dá nos ovários.

como aumentar a testosterona

Além de ser responsável pelas características masculinas do indivíduo, a testosterona também é responsável pela síntese proteica. Ele age no estímulo da produção de massa muscular e diminuição da gordura corporal. A força física do homem também aumenta quando a testosterona está regulada.

De fato, a testosterona também ajuda no aumento do desejo sexual. Manter os níveis de testosterona em alta significa ter maior potência e virilidade, além de aumentar o apetite sexual.

Antes do nascimento, a testosterona está relacionada à formação do gênero sexual. É ela que irá desenvolver o órgão sexual masculino no feto. Durante o crescimento, os níveis de testosterona tendem a ir aumentando, até atingirem a máxima aos 18 anos. Até lá, o menino já desenvolveu todas as características físicas necessárias que o classificam como um homem adulto.

Problemas relacionados aos baixos níveis de Testosterona

A testosterona está diretamente envolvida na saúde e bem estar do homem. Portanto, níveis insuficientes do hormônio podem causar doenças sérias, como perda de massa óssea ou hipogonadismo.

O hipogonadismo é uma queda na produção da testosterona. Pode ser ocasionada por algum dano nos testículos ou um câncer, fatores genéticos, deficiências nutricionais, diabetes tipo 2, infecções, ou outros fatores que causem alterações hormonais.

Mas não podemos confundir o hipogonadismo com a andropausa. A andropausa é uma disfunção hormonal onde os níveis de testosterona começam a decair devido à idade. A andropausa é um processo normal do corpo masculino, enquanto o hipogonadismo é um problema que merece acompanhamento e tratamento médico.

Abaixo, listamos alguns sintomas decorrentes do baixo nível de testosterona:

  • Diminuição do desejo sexual e da libido;
  • Impotência sexual;
  • Cansaço e fadiga;
  • Perda de massa óssea aumentando risco de fraturas;
  • Diminuição da força física;
  • Aumento de peso;
  • Aumento do risco de diabetes;
  • Aumento da produção de cortisol e, em consequência, aumento dos níveis de stress.

Portanto, se você começou a perceber alguns desses sintomas, é importante procurar um médico para avaliar se seus níveis de testosterona estão adequados ao seu corpo.

Como aumentar a Testosterona

Mas somente os sintomas acima não são capazes de diagnosticar que seus níveis de testosterona estão abaixo do normal. É necessário consultar um médico que irá avaliar seu quadro e solicitar os exames necessários.

No caso de diagnósticos de hipogonadismo, andropausa, ou outra doença que cause a diminuição na produção do hormônio, tratamentos de reposição de testosterona são indicados. Essa reposição pode ser feita através e comprimidos, injeções periódicas, adesivos, ou gel de rápida absorção.

A forma de reposição da testosterona será indicada pelo médico. Cada caso é um caso, portanto, o tratamento indicado para um amigo com certeza será diferente do seu.

Suplementos para Testosterona

No entanto, não é preciso que você espere sofrer com os sintomas da baixa testosterona para começar a se preocupar com os níveis do hormônio no corpo. Uma forma eficaz de como aumentar a testosterona é através de suplementos naturais.

como aumentar a testosterona

Comprimidos a base de maca peruana melhoram a produção natural de testosterona no organismo masculino, potencializado todos os benefícios do hormônio.

O BullCaps é um suplemento 100% natural, sem contraindicações e totalmente livre de efeitos colaterais negativos. Além manter os níveis de testosterona no organismo regulados, ele melhora a potência e o apetite sexual. Clique aqui para conhecer todos os benefícios que o BullCaps traz para você.

Alternativas Naturais para aumentar a produção de Testosterona

Um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada também são ótimas alternativas para manter em alta os níveis de testosterona no organismo.

Alimentos como ostras, feijão e castanhas, por exemplo, são ricos em zinco, mineral muito importante na produção natural de testosterona. Alimentos com alta concentração de vitaminas A e D, como espinafre e ovo também são aliados de quem quer saber como aumentar a testosterona.

A prática de atividade física também contribui para manter os níveis naturais do hormônio em alta. Isso é perfeito, pois acaba se tornando um ciclo. A testosterona aumenta a força física do homem, que consegue fazer exercícios de forma mais intensa, aumentando ainda mais a produção do hormônio.

como aumentar a testosteronaO ideal é a combinação de alimentação saudável com a prática de atividades físicas. Temos disponível um material gratuito de Como Aumentar a Testosterona de forma natural. São hábitos que você pode incorporar a sua rotina e só vão te trazer benefícios.

Nesse material, também temos muitas sugestões de alimentos que você pode consumir e os exercícios que vão te ajudar a bombar a produção natural de testosterona. Clique aqui e tenha acesso imediato.

Boas noites de sono também vão ajudar a manter os níveis de testosterona em dia. O sono adequado além de aumentar a produção de testosterona, vai diminuir a produção de cortisol, o hormônio do stress. Quando o cortisol está alto, ele influencia diretamente no ganho de peso, o que prejudica a produção de testosterona.

Esperamos que tenha ficado claro como é importante para o homem manter os níveis de testosterona em alta. Qualquer dúvida pode mandar para a gente nos comentários, vamos ficar felizes em ajuda-lo.

Até breve. Um abraço.

Já Deixou O Seu Comentário?

A Sua Opinião É Fundamental, Participe!

Leia tambem:

como aumentar a ejaculação masculina

Como Aumentar a Ejaculação Masculina Com Alguns Hábitos Simples

reposição de testosterona

Como fazer a Reposição de Testosterona Sem Ter Efeitos Colaterais

alimentos que aumentam a libido

Alimentos Aumentam a Libido? Saiba quais são eles e como eles podem turbinar seu Desempenho Sexual

AUMENTE SUA POTÊNCIA
EM APENAS 10 DIAS
COM ESTE EBOOK 100% GRATUITO!