Como não perder sua vida sexual depois da paternidade e cuidar dos filhos sem problemas

A chegada de um bebê vem acompanhada de muitas mudanças na rotina do casal. E é preciso tomar cuidado para que a falta de sexo depois dos filhos não marque o início do fim de um relacionamento.

A psicoterapeuta Ana Alexandra Carvalheira explica que “o nascimento de um bebé tem um impacto direto e indireto na atividade sexual do casal“.

Durante a gravidez a mulher passa por muitas mudanças hormonais. Essas mudanças ainda perduram por um tempo mesmo depois que o bebê nasce. É comum que a mulher não sinta mais tanto desejo, e também se sinta mais cansada. Afinal, ela acaba vivendo entre amamentar e trocar fraldas.

Também é comum que os homens entendam que um bebê consome muito tempo e energia da mãe. Mas isso faz com que, muitas vezes, eles parem de procurar suas parceiras.

Há também o fator físico. A gravidez muda completamente o corpo da mulher, que também precisa de tempo para se recuperar, mas dificilmente volta a ser exatamente o quem era antes. Para alguns homens, as mulheres deixam de ser atraentes depois que se tornam mães.

Mesmo uma gravidez desejada e planejada pode vir acompanhada de obstáculos que, se o casal não estiver em sintonia, podem atrapalhar muito. Principalmente a vida sexual.

Mas presença de filhos não significa ausência de sexo. Ana acrescenta: “Passam a ser três em vez de dois, e têm de se adaptar a esse triângulo. O casal tem de se reorganizar e, por vezes, isso é muito difícil e atrapalha a sua intimidade”.

Portanto, é possível ter sexo depois dos filhos, bastam apenas algumas mudanças e tempo para se adaptar.

As mudanças na vida sexual do casal

Na nossa sociedade, temos por certo que quem engravida deve ser o responsável por criar. Nesse caso, a mulher. Mas devemos parar para pensar que, planejada ou não, a gravidez é de responsabilidade do casal.

Logo, a mulher deve dar mais abertura para o homem participar das atividades que envolvem o bebê. Assim como o homem deve ser mais proativo em relação às tarefas que são cuidar de uma criança.

Para a psicóloga da família Sofia Nunes Silva, é normal que a dinâmica sexual do casal seja alterada, mas o casal deve “olhar para esse período como sendo transitório”, explica ela.

sexo depois dos filhos

A mesma ideia é defendida por Ana: “não se pode perder de vista o binômio homem-mulher e é preciso investir na relação. É importante a mulher querer, perseguir o prazer sexual e não negligenciar a sua sexualidade“. Ela também destaca a importância dos homens de comunicarem com suas parceiras sobre suas necessidades sexuais.

De forma geral, as mulheres levam de um a dois anos para recuperarem por completo suas atividades sexuais. Mas há algumas que simplesmente não conseguem. Nesse interim, homens veem seus relacionamentos esfriando e caminhando para um abismo sem fim.

Sabemos como a falta de sexo pode ser extremamente prejudicial para um relacionamento. Mas, como explicou Sofia, a situação é totalmente transitória. Além disso, é uma questão de adaptação à nova rotina. E isso é mais simples de fazer do que você imagina.

Por isso, temos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a recuperar o sexo depois dos filhos.

Sexo depois dos filhos: é possível?

Dizem que a paternidade muda o homem, e é verdade. A prioridade dos pais passa a ser aquele serzinho indefeso, que deve ser protegido de todo o mal.

Além das mudanças psicológicas, há mudanças incalculáveis na sua vida como um todo. Segundo uma pesquisa de 2018, 43% dos homens acham que seus relacionamentos íntimos pioraram depois dos filhos.

A mesma pesquisa ainda afirma que em 30% dos homens o desejo sexual diminuiu depois da paternidade, e a frequência das relações sexuais caiu em 47%.

E não é apenas a falta de desejo que dificulta o sexo depois dos filhos. A maioria dos casais afirma que é muito difícil ter privacidade quando a criança está acordada. Veja a situação dos casai brasileiros de acordo com pesquisa nas redes sociais da Revista Crescer:

sexo depois dos filhos

Portanto, não espere que o ritmo sexual do seu relacionamento seja o mesmo depois da chegada de um bebê. Mas é preciso entender que o sexo e importante para o relacionamento e é possível adaptar a rotina para que o sexo depois dos filhos não seja um sonho distante.

Veja o que você pode fazer:

Seja proativo

Naturalmente o bebê é mais dependente da mãe. E não só porque é ela que carrega o leite, mas também porque geralmente é a mãe que tem direito a uma licença maior e acaba tendo mais tempo para dedicar à criança.

Mas, você pode ser proativo e participara também dessa tarefa que é cuidar de um bebê. Oferecer para trocar uma fralda, fazer a criança ninar, dar banho no bebê… todas essas são atividades que você pode desempenhar tão bem quanto a mãe.

Essas atitudes vão mostrar à sua parceira que ela não está sozinha e vão ajudar para que ela descanse, nem que seja um pouquinho. Além disso, também fazem com que ela te veja como um verdadeiro companheiro, o que fará o amor dela por você aumentar.

Faça ela pensar em sexo

O hormônio prolactina auxilia a mulher na produção do leite, ao passo que inibe a ovulação, consequentemente, diminuindo o desejo. Mas, diversas pesquisas apontam que quanto mais se pensa em sexo, mais a vontade aparece.

Uma forma de ajudar ela a recuperar a vontade de sexo depois dos filhos é mandar mensagens picantes ao longo do dia.

Isso também ajuda para que ela se sinta desejada sexualmente, melhorando a autoestima e disposição para o sexo.

Seja carinhoso

Olhe bem para sua parceira, mãe do seu filho, mulher da sua vida. Você não acha que ela merece carinho?

Antes de ser um bom pai, você precisa ser um bom homem. Então seja carinhoso, beije, abrace e toque carinhos com sua parceira sempre. Isso vai mostrar que você ainda é apaixonado por ela e fará com que ela se sinta feliz.

sexo depois dos filhos

Além disso, esses pequenos gestos mantém a intimidade entre o casal, o que ajuda muito a recuperar o sexo depois dos filhos no relacionamento.

Tome um banho

Cuidar de um bebê é muito trabalhoso. Principalmente se é sua parceira que fica em casa fazendo a maior parte do serviço. Ela tem que combinar os horários de cochilo da criança com os cuidados da casa e dela mesma.

Tudo isso é extremamente cansativo. Mas se você seguiu as dicas anteriores, você pode colocar o bebê para ninar e, em seguida, tomar um delicioso banho com sua parceira.

Um banho juntos pode ser tudo o que vocês precisam para esquentar o clima e aproveitarem um ao outro um pouco.

Mantenha a intimidade

A tarefa de conseguir fazer sexo depois dos filhos nem sempre será fácil de cumprir. É muito provável que tenham dias em que nenhum dos dois vai ter disposição e nem vontade, mas vocês não podem abrir mão.

Se você perceber que está já há muito tempo sem conseguir transar com sua parceira, fale com ela abertamente sobre o assunto. Se for preciso, marque um dia para fazer sexo, e, se acontecer um imprevisto, tente concretizar o compromisso no dia seguinte.

O importante é não perder o sexo de vista.

Dê importância para o sexo

O sexo é importante para o relacionamento em todos os níveis. É normal que com o tempo a frequência sexual diminua, e que depois dos filhos pareça que ela nunca será recuperada.

Mas se você e sua parceira vivem um relacionamento de fato saudável, vocês são capazes de entender que o sexo é necessário. Principalmente o sexo depois dos filhos.

Então converse com sua parceira sobre isso. Diga que você entende que houve uma mudança de prioridades na vida de vocês dois, mas que você está disposto a se reorganizar. Peça que ela se reorganize também.

O sexo é o momento máximo de intimidade entre um casal e, sem ele, vocês são apenas bons amigos. Não menospreze a importância desse ato.

Espero que tenha gostado do artigo e, se gostou, compartilhe para que mais homens vejam que é possível ter uma vida sexual satisfatória ainda depois de se tornarem pais.

Um abraço e até breve.

Já Deixou O Seu Comentário?

A Sua Opinião É Fundamental, Participe!

Leia tambem:

satisfação feminina

Satisfação Feminina não tem a ver com sexo. Descubra o que as mulheres querem

como reduzir a ansiedade

Aprenda como reduzir a ansiedade antes do sexo e seja um homem mais confiante na cama

controle da respiração

Exercício para o Controle da Respiração que Ajuda a Aumentar a Potência Sexual

AUMENTE SUA POTÊNCIA
EM APENAS 10 DIAS
COM ESTE EBOOK 100% GRATUITO!