Ejaculação Retardada: Saiba tudo sobre a dificuldade em ejacular

ejaculação retardada
Ejaculação Retardada: Saiba tudo sobre a dificuldade em ejacular
Gostou desse artigo?

A ejaculação retardada se caracteriza pela dificuldade persistente de se obter a ejaculação, mesmo com a ereção e a estimulação adequadas. A ejaculação vai sendo, então, adiada ou retardada, de onde vem a nomenclatura. Isso faz com que o homem extrapole o tempo considerado satisfatório para uma relação sexual.

Neste artigo nós iremos tratar sobre o porquê de alguns homens demorarem a ejacular e qual o tratamento para as diversas causas e ocorrências da ejaculação retardada.

Ejaculação Retardada: Pode parecer vantajoso, mas é um problema

A ejaculação retardada atinge cerca de 5% dos homens sexualmente ativos no mundo. Ela ocorre quando o tempo entre o início da atividade sexual e a ejaculação é muito longo, mais do que o desejado pelo casal. Ou seja, o homem sofre com a dificuldade e demora em ejacular mesmo que tenha a ereção e os estímulos suficientes.

Em nossa sociedade esse fato é erroneamente julgado como ‘bom’. Porém, não é. Afinal, o homem sente dificuldades de chegar ao clímax sexual não porque queira prolongar o sexo.  Mas porque não consegue mesmo ejacular. Isso torna a situação muito cansativa e frustrante para o homem. E para a mulher o evento pode gerar perda de excitação devido à distância temporal. Ou mesmo insegurança, pois pode passar a se sentir menos atraente e se enxergar como responsável pelo problema.

Outra ocorrência da ejaculação retardada é quando o homem consegue ejacular, porém apenas após uma intensa e prolongada estimulação oral ou manual. Mas muito dificilmente com a penetração.

Em alguns casos, não chegam a ejacular. Nesta condição, além de extrapolar o tempo considerado satisfatório pelo casal, o homem não alcança a ejaculação. O que gera frustração e insatisfação sexual. E se essas ocorrências tornam-se frequentes, inicia-se um quadro de anejaculação/anorgasmia, a incapacidade de expulsar o sêmen pelo canal de sua uretra.

Diferenças entre Ejaculação Retardada e Ejaculação Precoce

A ejaculação retardada pode ser considerada o oposto da ejaculação precoce. Porque durante a ejaculação retardada extrapola-se o tempo de sexo satisfatório para o casal. Enquanto na ejaculação precoce esse tempo é menor que o mínimo para satisfazer o casal sexualmente.

Ou seja, na ejaculação precoce, o sexo acaba rápido demais. Mas na ejaculação retardada a relação demora muito.

Rápido e demorado são termos bem relativos. E, de fato, não há um critério consensual entre os especialistas da área sobre o tempo ideal de latência ejaculatória. Assim, para determinar casos de ejaculação precoce e a ejaculação retardada recorre-se à contextualização pragmática.

Então, a ejaculação precoce passou a ser definida como a ocorrência frequente de ejaculação com estimulação mínima anterior à penetração; logo após a penetração; depois de tempo insuficiente para dar prazer à parceira; ou antes que o indivíduo o deseje, causando frustração.

Enquanto a ejaculação retardada tem sido entendida como um período de latência ejaculatória maior do que o satisfatório para o casal, e que ocorre de forma involuntária. Ou seja, o homem não possui controle voluntário da ejaculação. E então obtêm dificuldade em ejacular, mesmo que queira. Sendo a ejaculação retardada tão ruim quanto a ejaculação precoce.

A  passa a gerar ansiedade, desconforto e insatisfação do casal. A mulher passa a não se sentir mais excitada e começa a não responder mais sexualmente, perdendo a lubrificação e ficando praticamente indiferente ao sexo.

Em alguns casos o homem continua o ato só para se satisfazer, mesmo sem a participação da mulher. Ou também é comum que alguns homens interrompam o ato por causa da reação da parceira. Ou até mesmo percam a ereção. Em todo caso, cria-se uma situação muito frustrante para ambos.

Obtenha o Controle Voluntário e evite a Ejaculação Retardada e Precoce

A ocorrência de ejaculação precoce é maior entre os homens que a de ejaculação retardada. Cerca de 30% da população masculina mundial sofre com a ejaculação precoce, enquanto cerca de 5% dos homens ativos sexualmente possuem um quadro de ejaculação retardada.

Entre os pacientes de ejaculação retardada é menor a proporção de disfunção erétil se comparado a pacientes ditos ‘precoces’.

Esses dois problemas podem não trazer malefícios diretos à saúde, mas prejudicam a autoestima masculina e podem gerar problemas no relacionamento e insatisfação sexual.

Tanto o tempo curto demais entre o início e o fim do ato sexual tanto a demora podem prejudicar a satisfação sexual do casal e da mulher, especialmente. Pois a ejaculação rápida não permite que a mulher tenha prazer suficiente durante o sexo. E a ejaculação demorada pode causar ansiedade, culpabilização ou perda de interesse feminino durante o sexo.

Então, seja qual for o caso em que vocês se encontrem, o ideal é que o homem busque o equilíbrio no alcance do controle voluntário da própria ejaculação. O controle voluntário da ejaculação consiste na habilidade masculina de ter autonomia sobre o processo.

E existe para isso um programa específico desenvolvido por Davi Ribeiro, e que já ajudou mais de 20 mil homens no Brasil e no exterior a controlar o momento ejaculatório. O CAE4S – Controle Absoluto da Ejaculação em 4 Semanas – é um curso passo a passo com todos os exercícios e medidas essenciais para a resolução do problema.

ejaculação retardada

Você pode acessar o vídeo explicativo do Programa CAE4S agora mesmo. Clique aqui ou no banner acima e conheça o método que trará solução às disfunções sexuais. E ainda aumentará a alegria e satisfação do casal na cama e fora dela.

Causas da ejaculação retardada

As causas da ejaculação retardada dividem-se entre psicológicas e orgânicas.

Causas Psicológicas

Na maioria das vezes, a deficiência de ejaculação é causada por fatores psicológicos.

Dessa forma, um determinado fator que cause tensão, estresse ou medo no homem é capaz de interferir no organismo e atrasar a ejaculação.

Assim, exemplos de causas psicológicas são:

  • Sentimento de culpa/ansiedade por motivos religiosos.
  • Medo de engravidar a parceira.
  • Estresse.
  • Traumas na infância ou fase adulta.
  • Tensão durante o ato sexual por motivos diversos.
  • Preferência da masturbação à relação sexual.
  • Conflitos sexuais.
  • Dificuldades de relacionamento com a parceira.
  • Traumas e bloqueios psicológicos.

Causas orgânicas

Entre as causas orgânicas mais comuns, está o uso constante de medicamentos antidepressivos. O envelhecimento também é outro fator relevante, pois diminui a sensibilidade peniana, atrapalhando o alcance do orgasmo e consequente ejaculação.

Os fatores orgânicos que mais estão relacionados à ejaculação retardada são:

  • Consumo excessivo de álcool.
  • Uso de drogas como maconha, cocaína, crack e ecstasy.
  • Diabetes.
  • Doenças Vasculares.
  • Uso de remédios para o sistema nervoso, como antidepressivos.
  • Esclerose múltipla.
  • Distúrbios hormonais.
  • Lesões neurológicas.
  • Problemas decorrentes do envelhecimento.

Masturbação pode ser uma causa de Ejaculação Retardada?

Em alguns casos, sim. Muitos dos homens que apresentam ejaculação retardada numa relação sexual, conseguem ejacular normalmente ao se masturbar. Isso acontece geralmente quando o homem pratica excessivamente a masturbação, passando a ter maior preferência pelo auto-estímulo do que pelo ato sexual.

Esta preferência também pode estar muito ligada ao nervosismo durante a relação sexual, à ansiedade por desempenho e à cobrança pelo orgasmo simultâneo. E nada disso ocorre durante a masturbação.

Também podem existir situações em que o homem, principalmente entre os mais jovens e inexperientes, acostuma-se a se masturbar fazendo uma pressão excessiva com a mão. E então, na hora da relação sexual, pode ser que a pressão vaginal sobre o pênis seja menor do que a pressão manual, não se ajustando ao estímulo conhecido para chegar ao orgasmo e ejacular.

Nesses casos, portanto, a masturbação transforma-se em uma causa da ejaculação retardada. Mas a como fazer o bom uso da masturbação e não correr esse risco.

Tratamentos para ejaculação retardada

É importante marcar atendimento com um profissional da área de urologia ou andrologia. Ou mesmo um clínico geral caso não seja possível uma consulta especializada. Uma vez levantadas as causas da ejaculação retardada, o médico deverá propor um tratamento específico, com ou sem medicação, dependendo dos motivos que levaram à disfunção.

Assim, tratando as causas, tanto físicas quanto psicológicas, obtêm-se a reversão da ejaculação retardada. É comum que o trabalho reúna diferentes especialidades: urologia, psiquiatria e especialidades médicas de alguma doença específica, como a endocrinologia no caso de diabetes, por exemplo.

O terapeuta sexual e o psicólogo também são profissionais indicados para auxiliar na melhora do relacionamento quando a ejaculação retardada causa frustrações ao casal. Também é preciso trabalhar a autoestima e a autoconfiança, além de identificar possíveis motivos causadores de estresse e tensão no homem.

Principalmente porque essa combinação entre o tratamento medicamentoso, quando necessário, aliado ao psicoterápico é o que tem demonstrado os melhores resultados.

Então, “com ajuda psicológica, a ejaculação retardada some em cerca de 95% dos casos, mas pode demorar de seis meses a três anos”, afirma o psicoterapeuta Oswaldo Rodrigues Jr., do Instituto Paulista de Sexualidade, em São Paulo.

Por isso, o apoio e compreensão da parceira são de extrema importância para acelerar o processo de melhora a fim de chegar-se à cura o mais breve possível.

Portanto, se esse problema da ejaculação retardada já está persistindo por mais de um mês, procure ajuda médica e não tenha vergonha de descrever o seu problema. Sua saúde sexual agradece!

 

Nos vemos em breve,

 

Abraços,

 

Equipe ECC.

Já Deixou O Seu Comentário?

A Sua Opinião É Fundamental, Participe!

Leia tambem:

como demorar mais na ejaculação

Como demorar mais na ejaculação: Aprenda a prever as reações do corpo

como segurar ejaculação

Como Segurar Ejaculação e acabar definitivamente com a Ejaculação Precoce

músculo pubococcígeo

Controle a ejaculação e fortaleça as ereções com os exercícios para o músculo pubococcígeo

AUMENTE SUA POTÊNCIA
EM APENAS 10 DIAS
COM ESTE EBOOK 100% GRATUITO!