Ejaculação Precoce em Jovens: como lidar com a disfunção

ejaculação precoce em jovens
Ejaculação Precoce em Jovens: como lidar com a disfunção
2.7 (53.33%) 3 votes

A ejaculação precoce é a disfunção sexual mais comum entre os homens. E ao contrário do que se pensa, a ejaculação precoce em jovens representa cerca de 40% dos homens sexualmente ativos.

Segundo a Academia Internacional de Sexologia Médica, a ejaculação precoce é uma condição persistente e recorrente na qual o homem não consegue controlar as sensações que precedem o reflexo ejaculatório. Em outras palavras, ejaculação precoce nada mais é do que a incapacidade do homem de segurar a ejaculação e o orgasmo por tempo suficiente para ter uma relação satisfatória com a parceira.

É importante ressaltar que a ejaculação precoce promove não só uma sensação de desconforto e constrangimento para o homem, mas também pode perturbar o relacionamento com a parceira. Ao se mostrar incapaz de segurar a ejaculação, a relação termina muito antes que a mulher possa chegar ao orgasmo. Isso por si só é capaz de abalar até a estrutura mais sólida de um relacionamento.

Mas antes de entender como é possível acabar com a disfunção, é necessário compreender os principais motivos da ejaculação precoce em jovens e o que ela representa, de fato.

O que é Ejaculação Precoce?

É caracterizada ejaculação precoce quando o homem ejacula antes do momento desejado, seja na relação sexual ou mesmo durante a masturbação. Ainda, alguns médicos defendem que na disfunção o tempo de ejaculação seja entre um e três minutos.

No entanto, é incoerente de nossa parte presumir que o tempo seja o único fator à caracterizar o problema. O diagnóstico deve se basear também na história clínica.

Na maior parte dos casos, a ejaculação precoce em jovens está relacionada a causas psicológicas como ansiedade, depressão, medo de não satisfazer a parceira, crenças limitantes ou deficiência no aprendizado sexual.

Tipos de ejaculação precoce

Podemos classificar a ejaculação precoce em três tipos, de acordo com a época e forma na qual ela se desenvolve:

  • Ejaculação Precoce Primária – está presente desde o início da vida sexual;
  • Ejaculação Precoce Secundária – surge a qualquer momento na vida do indivíduo, mesmo que ele nunca tenha tido problemas;
  • Ejaculação Precoce Situacional – ocorre apenas em uma determinada situação, ou com uma parceira específica.

Vale explicar aqui que a ejaculação precoce não é uma doença, e tampouco deve ser motivo de vergonha.

A verdade é que ela é um sintoma, uma resposta do seu organismo a algo que está errado, e costuma ser mais comum do que se imagina. Hoje, cerca de 30% dos homens brasileiros acima de 18 anos sofrem com ejaculação precoce.

Ejaculação Precoce em jovens

Como falei, as principais causas da ejaculação precoce em jovens estão ligadas a fatores psicológicos.

Ainda, para a terapeuta sexual Cristina Romualdo, do Instituto Kaplan, a alta cobrança imposta pela sociedade agrava ainda mais o problema. “Quando a mulher tem alguma dificuldade sexual, como a vagina seca ou quando não chega a orgasmo, ela não compromete a relação. Já o homem manifesta fisicamente o seu problema. Ele se expõe mais, e isso tem um peso cultural muito forte.”

E como se não fosse possível piorar, ainda há o tabu em se falar sobre sexo. “Para o homem é difícil se abrir. Normalmente, eles chegam ao consultório relatando outro problema, para só depois de algum tempo contarem o real motivo da consulta”, completa o urologista e coordenador do Centro de Referência da Saúde do Homem do Estado de São Paulo, Claudio Murta.

Entretanto, para os médicos e terapeutas, a maioria das queixas de ejaculação precoce estão ligadas a ansiedade. Esta é a grande vilã que pode estar atrapalhando o seu desempenho sexual.

Ansiedade x Ejaculação Precoce

Embora grande parte dos homens seja capaz de controlar a ansiedade antes e durante o ato sexual, a maioria esmagadora dos ejaculadores precoces é ansiosa. Mas é normal ficar ansioso antes do sexo. Você pensa se será capaz de satisfazer sua parceira e o medo de falhar causa um verdadeiro incômodo.

O problema é quando essa ansiedade e esse medo terminam por interferir no seu controle da ejaculação. E aí quanto mais repetidos forem esses episódios de ejaculação precoce, maior a ansiedade, mais adrenalina o corpo produz e mais rápido o indivíduo ejacula na próxima vez que fizer sexo.

A ejaculação precoce em jovens adolescentes é muito comum. A falta de experiência, o medo do mau desempenho o de que alguém apareça de repente contribuem para aumentar a ansiedade. Mas a tendência é que tudo isso se resolva à medida que o homem vai amadurecendo e superando esses obstáculos.

No entanto, o jovem adulto que não foi capaz de desenvolver suas habilidades ou ainda está inseguro quanto ao seu desempenho sexual, pode continuar apresentando episódios constantes de ejaculação precoce.

Ainda, também existem fatores que podem levar um homem em qualquer estágio de sua vida a desenvolver ansiedade.

Como tratar a ejaculação precoce em jovens

A ejaculação precoce não é nenhum bicho e sete cabeças, tampouco seu tratamento. No caso da ejaculação precoce em jovens que, na maioria das vezes é ocasionada pela ansiedade, o ideal é buscar um tratamento que foque no controle psicológico da ansiedade.

Existem quatro tipos de tratamento mais comuns para ejaculação precoce em jovens:

Psicoterapia

É feita com um terapeuta sexual e geralmente tem um alto índice de sucesso. O profissional busca entender o histórico sexual do paciente a fim de encontrar a causa principal do problema.

É comum também solicitar a presença da parceira em algumas sessões.

Antidepressivos

O uso de antidepressivos ou outros fármacos ajuda a aumentar a quantidade de serotonina no cérebro e, com isso, diminuir a ansiedade. Porém, é um tratamento paliativo, pois assim que o uso do medicamento é suspenso, o quadro retorna.

Psicoterapia associada ao uso de fármacos

Não deixa de ser comum aliar os dois tipos de tratamentos citados anteriormente.

Tratamento natural

Este tipo de tratamento vem ganhando popularidade entre os homens que buscam formas de acabar com a ejaculação precoce em jovens. Isso porque ele oferece resultados definitivos e em curto prazo.

Além disso, por ser um tratamento natural, não envolve o uso de nenhum tipo de medicamento e tampouco oferece riscos.

Normalmente, o tratamento natural para controle da ejaculação envolve exercícios para trabalhar os lados físico, emocional e psicológico.

Como lidar com a ejaculação precoce

Identificar a ejaculação precoce em jovens é algo subjetivo, uma vez que cada pessoa tem um ritmo diferente na relação sexual. Portanto, leve em consideração a satisfação do casal. Se você atinge o orgasmo antes do que gostaria e isso atrapalha a sua relação, então procure tratamento.

Pode ser também que você esteja insatisfeito com o tempo que consegue se segurar, mas que isso não seja um problema para sua parceira. Nesse caso, entenda que talvez você esteja sendo muito exigente consigo mesmo.

Isso não significa que você não deva ou não possa buscar formas de conseguir durar mais tempo na cama. Mas tenha em mente que isso não faz de você um homem incapaz de dar prazer à sua parceira.

Além disso, é preciso se livrar do peso e das cobranças impostas pela sociedade. Pegar leve com você mesmo vai ajudar a diminuir a ansiedade e você vai conseguir aproveitar o sexo da forma que deve ser.

Veja outras dicas importantes para você lidar melhor com a sua ejaculação precoce:

#1. Esqueça os mitos

Nem tudo que se fala sobre sexo nas rodas de amigos é verdade. Principalmente aquela conversa do sexo que durou a madrugada inteira. Estudo indicam que uma relação sexual tem, em média, entre 15 e 20 minutos. Saber disso é um dos primeiros passos para diminuir a sua expectativa e acabar com a ansiedade.

#2. Conheça seu corpo

É muito importante para o homem conhecer o próprio corpo e ter consciência de suas sensações. Portanto, a masturbação pode ser uma grande aliada para acabar com a ejaculação precoce em jovens. Use essa técnica para se conhecer melhor.

#3. Evite o estresse

O medo de ter a relação interrompida abruptamente aumenta a ansiedade e, consequentemente, facilita a ejaculação precoce. Por isso, principalmente para casais que já têm filhos, procure esperar o momento propício para fazer sexo.

#4. Capriche nas preliminares

Esse é um bom truque, uma vez que as mulheres demoram mais tempo para chegar ao orgasmo. Use as preliminares para elevar ao máximo o grau de excitação na sua parceira e quando você a penetrar, ela estará bem perto do clímax.

#5. Fale mais sobre sexo

Se vocês não têm intimidade o suficiente para falar de sexo, então vocês estão sendo um casal errado. Um dos granes motivos da ejaculação precoce em jovens é justamente a falta e conversa sobre sexo. Não tenha medo de falar com sua parceira sobre o que cada um gosta e desgosta no sexo.

#6. Busque apoio da sua parceira

O papel da parceira do tratamento da ejaculação precoce é primordial. Quando a cobrança da mulher é muito grande, o homem vai querer ter relações apenas para agradá-la, e isso contribui para o quadro de ejaculação precoce em jovens. Por isso, não tenha medo de conversar com sua parceira sobre o que está errado para que vocês busquem uma solução juntos.

#7. Relaxe mais

Antes de iniciar o sexo, procure relaxar. Um banho ou uma massagem, além de ajudar a tirar o foco do problema, ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade.

#8. Sexo não é só penetração

O homem costuma canalizar toda a sua energia na penetração, esquecendo que o sexo envolve muito mais. Valorize mais as carícias, e preste mais atenção ao que realmente é interessante para sua parceira. Ao fazer isso, a insegurança e a ansiedade automaticamente diminuem.

#9. Use preservativo

Essa é uma recomendação geral para o sexo, claro. Mas tem mais um motivo além de ajudar a evitar a ejaculação precoce em jovens. A camisinha ajuda a diminuir a sensibilidade peniana. Não é uma solução definitiva, mas ajuda a ganhar alguns minutinhos a mais na cama.

#10. Divida a responsabilidade

Achar que o homem é o único responsável pelo prazer na relação sexual só contribui para aumentar a ansiedade masculina. O sexo é uma troca. Sim, é muito bacana que o homem se preocupe em satisfazer a sua parceira, mas cabe a ela te guiar para que você faça isso com maestria. Portanto, divida a responsabilidade com ela.

Além dessas dicas, é muito importante buscar o tratamento adequado. Sexo de qualidade tem a ver com qualidade de vida também. Por isso, sempre vale a pena dar uma atenção especial quando qualquer problema afeta esse aspecto da sua vida.

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a gente através do e-mail ecc.contato@gmail.com.

Um abraço e até a próxima.

 

REFERÊNCIAS

MARQUES, Florence Z. C.; Resposta sexual humana; Rev. Ciênc. Méd. 2008; 17(3-6):175-183.

MELNIK, Tamara; Ejaculação precoce ou rápida; Diagn Tratamento. 2010; 15(2):91.

 

Este post foi originalmente publicado em 23 de outubro de 2017. Ele foi reeditado e atualizado em 12 de dezembro de 2018.

Já Deixou O Seu Comentário?

A Sua Opinião É Fundamental, Participe!

Comments are closed here.

Leia tambem:

fim da ejaculação precoce

Fim da Ejaculação Precoce: Como Acabar com esse Problema e Aumentar seu Potencial

sintomas do estresse

Como Evitar que os Sintomas do Estresse Sabotem seu Desempenho Sexual

tratar ejaculação precoce

Entenda o que é e como Tratar Ejaculação Precoce de forma eficaz e definitiva

AUMENTE SUA POTÊNCIA
EM APENAS 10 DIAS
COM ESTE EBOOK 100% GRATUITO!