Entenda o que é e como Tratar Ejaculação Precoce de forma eficaz e definitiva

Entenda o que é e como Tratar Ejaculação Precoce de forma eficaz e definitiva
Gostou desse artigo?

Um dos maiores medos dos homens em relação ao sexo é não ser capaz de satisfazer a parceira na cama. E não ser capaz de controlar a ejaculação é o principal motivo para esse medo. Cerca de 30% dos homens não têm controle ejaculatório nenhum, mas é possível tratar ejaculação precoce de forma a acabar de vez com a disfunção.

A ejaculação precoce, ou ejaculação rápida, é quando o homem goza antes de satisfazer a parceira. Ainda, ela pode acontecer antes ou poucos minutos após a penetração.

Mas antes de abordar os tipos e formas para tratar ejaculação precoce, precisamos entender como funciona o processo ejaculatório.

O que é ejaculação

A ejaculação é a ação física onde ocorre a liberação do sêmen. Usualmente, ela ocorre como uma resposta ao estímulo sexual, seja no ato sexual em si ou na masturbação. Geralmente, a ejaculação também vem acompanhada de uma imensa sensação de prazer, o orgasmo.

O processo começa com contrações involuntárias dos músculos pélvicos e da próstata que expulsam os fluidos através da uretra. Logo após a ejaculação, vem o período refratário, que é onde há ausência de resposta aos estímulos sexuais. Logo, não ocorre ejaculação.

O problema mais comum relacionado à ejaculação é a ejaculação precoce. Além deste, há outras disfunções menos comuns como ejaculação retardada e ejaculação retrógrada.

O que é ejaculação precoce

Segundo a Sociedade Internacional de Medicina Sexual, ejaculação precoce é quando o homem ejacula sempre, ou quase sempre, antes de um minuto da penetração vaginal ou cerca de até três minutos após a penetração.

Já a  Sociedade Brasileira de Urologia – SBU – define ejaculação precoce “quando o homem ejacula antes, durante ou logo após a penetração, com pouco estímulo sexual e antes do momento desejado”. Veja que aqui não há definição de tempo. Isso porque o tempo de controle é relativo.

tratar ejaculação precoce

De qualquer forma, podemos dizer que a ejaculação precoce acontece quando o homem não consegue segurar e ejacula antes de satisfazer a parceira. Ou seja, o homem não tem controle nenhum sobre o tempo que ele vai levar para gozar.

Isso acaba se tornando uma situação constrangedora para o casal e dificultando o êxito nas próximas relações. E é aí que os problemas de relacionamento começam.

No Brasil, estima-se que 25% dos homens sofrem com ejaculação precoce.

Tipos de ejaculação precoce

Ainda sobre a ejaculação precoce, podemos dividi-la em três tipos:

Primária – quando acompanha o homem desde o início da sua vida sexual.

Secundária – aparece já na vida adulta, mesmo que o homem nunca tenha tido um episódio de ejaculação precoce antes.

Ocasional ou situacional – acontece apenas dentro de uma situação específica, ou com uma determinada parceira.

Independente do tipo, é possível tratar ejaculação precoce de forma eficaz e definitiva.

Causas da ejaculação precoce

As principais causas da ejaculação precoce estão relacionadas à fatores psicológicos. Ansiedade e altos níveis de estresse são os mais relatados. Mas também podemos atribuir o problema à fatores físicos e biológicos.

Vale dizer que a ejaculação precoce é, na verdade, um sintoma, e não uma doença em si. Ela é derivada de algum outro problema, seja de ordem emocional ou física.

Abaixo, listamos os principais fatores que causam a disfunção. Saiba que é importante entender a causa do problema para buscar a forma mais eficaz para tratar ejaculação precoce.

Fatores psicológicos:

  • Ansiedade;
  • Problemas no relacionamento;
  • Uso de medicamentos psicotrópicos;
  • Falta de experiência sexual;
  • Crenças limitantes.

Fatores físicos e biológicos:

  • Fatores genéticos;
  • Distúrbios da tireoide;
  • Níveis de testosterona desregulados;
  • Diabetes;
  • Hipersensibilidade de glande;
  • Danos no sistema nervoso causado por traumas ou cirurgias;
  • Inflamações e infecções na próstata ou na uretra;
  • Níveis de neurotransmissores acima do normal;
  • Excesso de peso;
  • Problemas no sistema ejaculatório.

Fatores de risco

Ainda, existem alguns fatores de risco que podem facilitar o surgimento do problema. Um desse fatores é a disfunção erétil. O homem, por medo de perder a ereção, tende a querer ejacular mais rápido.

Outro fator é o estresse. Isso porque a instabilidade emocional e a falta de capacidade de concentração fazem com que seja mais difícil para o homem se concentrar no momento. 

Prejuízos da ejaculação precoce para o relacionamento

Há diversos fatores que influenciam o sexo. É normal, por exemplo, que depois de um dia estressante e cheio de pressões, o homem não tenha disposição para o sexo. Da mesma forma, é normal que situações externas também influenciem no desempenho sexual masculino.

Ou seja, não há nenhum problema se, uma vez ou outra, você ejacula antes do que gostaria. A ejaculação precoce, no entanto, é caracterizada quando o episódio se repete em pelo menos metade das suas relações sexuais.

Homens que passam por essa situação enfrentam diversos problemas pessoais e no relacionamento. A frustração e incapacidade de satisfazer a parceira causam um sentimento de total impotência. Com isso, é normal que o casal comece a se desentender em outros aspectos do relacionamento.

A ejaculação precoce, de certa forma, também afeta a mulher. A sua parceira também começa a se sentir frustrada porque não está satisfeita sexualmente. Isso pode levar até o fim do relacionamento.

Portanto, é essencial que você converse abertamente com a sua parceira. Além de demonstrar confiança e estreitar os laços de relacionamento, ela pode te ajudar buscar formas de como tratar ejaculação precoce.

Infográfico: para entender melhor a ejaculação precoce

A fim de esclarecer algumas das principais dúvidas e facilitar o entendimento de tudo isso que falei, deixo abaixo um infográfico.

Nele, você vai encontrar as principais informações sobre a disfunção e quais as formas mais comuns de tratar ejaculação precoce.

tratar ejaculação precoce

Como tratar ejaculação precoce

Os casos de ejaculação precoce devem ser avaliados individualmente. Isso porque como falei, a ejaculação precoce é um sintoma. Por isso, é preciso primeiro buscar as causas reais do problema. São elas que devem ser trabalhadas e tratadas se você quiser acabar de vez com a disfunção.

Mas, é preciso deixar claro que não existe solução milagrosa. Além disso, algumas formas de tratar ejaculação precoce envolvem muitos efeitos colaterais, como é o caso do tratamento com fármacos e remédios.

Portanto, é sempre importante discutir com o seu médico todas as opções e tratamento, a fim de escolher a melhor para o seu caso. Abaixo, vou deixar um resumo das formas de tratar ejaculação precoce mais comuns para que você possa conversar com o urologista.

Exercícios para ejaculação precoce

Existem disponíveis hoje alguns programas de exercícios completos, que trabalham com exercícios específicos de fortalecimento da região pélvica. Esse tipo de treinamento ajuda o homem a ter o controle dos músculos que fazem parte do sistema ejaculatório, permitindo que ele seja capaz de controlar a ejaculação.

Ainda, o programa de exercícios também trabalha outros dois aspectos além do físico: psicológico e emocional. Ou seja, é uma forma de tratar ejaculação precoce em todos os pontos que ela afeta.

Alem disso, justamente por ser uma forma natural de tratamento, não possui contraindicações e tampouco efeitos colaterais.

Antidepressivos

Os antidepressivos são muito usados pelos médicos no tratamento da ejaculação precoce. Isso porque a maioria das causas do problema são psicológicas. Na prática, é possível que o tratamento funcione. Porém, ele pode vir acompanhado de efeitos colaterais indesejados como baixa libido e problemas de ereção.

Além de muitos outros desconfortos que acompanham o uso desse tipo de medicação.

Dapoxetina

A dapoxetina é, atualmente, o único fármaco disponível exclusivamente para tratar ejaculação precoce. No Brasil, ela é comercializada com o nome de Priligy®. Em resumo, a dapoxetina atua no cérebro inibindo o comando para o corpo ejacular. Em testes primário e secundários, a dapoxetina permitiu que homens passassem de 1 para 3 minutos de controle.

Não há registros de efeitos colaterais da dapoxetina que afetem as funções sexuais, entretanto, não quer dizer que o medicamento não tenha efeito colateral nenhum. Náuseas, diarreia, tontura, dores de cabeça, insônia e fadiga são apenas alguns dos desconfortos relatos pelos usuários.

Terapia sexual

A terapia sexual funciona para tratar ejaculação precoce quando as causas do problema são unicamente psicológicas. Basicamente, o profissional foca no histórico sexual do paciente e em seus hábitos.

É um tratamento altamente eficaz em alguns casos, porém, demora muito até que o paciente comece a sentir as melhoras, além de ter um custo muito alto.

Retardantes

Gel, creme, pomada ou camisinha retardantes não são, de maneira alguma, formas de tratar ejaculação precoce. Na verdade, eles são soluções momentâneas que podem te ajudar a ganhar alguns minutos na cama.

Isso porque eles atuam de forma a anestesiar o pênis para que a sensibilidade seja diminuída por algumas horas. Mas talvez, essa não seja uma boa ideia. Pode ser que, na hora da penetração, o produto entre em contato com a vagina da sua parceira e cause a mesma sensação nela.

Portanto, você até ganha alguns minutos de vantagem, mas provavelmente o orgasmo dela não será tão intenso.


Bom, espero que tenha ficado claro o que é ejaculação precoce e que existem sim formas definitivas de acabar com a disfunção. Mas se você ainda tiver dúvidas, pode enviar para a gente no contato.ecc@gmail.com.

Um abraço e até a próxima!

 

Este post foi originalmente publicado em 8 de agosto de 2013. Ele foi reeditado e atualizado em 11 de outubro de 2018.

Já Deixou O Seu Comentário?

A Sua Opinião É Fundamental, Participe!

Leia tambem:

sintomas do estresse

Como Evitar que os Sintomas do Estresse Sabotem seu Desempenho Sexual

o que fazer para diminuir a ansiedade

O Que fazer Para Diminuir A Ansiedade Masculina Antes Do Sexo

masturbação para a ejaculação precoce

Entenda os prós e contras da Masturbação para a Ejaculação Precoce

AUMENTE SUA POTÊNCIA
EM APENAS 10 DIAS
COM ESTE EBOOK 100% GRATUITO!